quarta-feira, março 25, 2009

Na contramão


Quando o Presidente Obama disse em um discurso: "Vamos restaurar a ciência a seu lugar de direito e empregar as maravilhas da tecnologia para elevar a qualidade da saúde e reduzir seus custos. Vamos atrelar o Sol, os ventos e o solo para proverem combustível para nossos carros e nossas fábricas. E vamos transformar nossas escolas, faculdades e universidades para que façam frente às demandas de uma nova era", ele não estava brincando. Podem ficar certos de que os Estados Unidos irão investir muito dinheiro e recursos para que isso se torne realidade.

Enquanto isso o Brasil segue firme e forte na contramão. O Congresso Nacional acaba de aprovar um corte de 18% no orçamento para investimentos em Ciência e Tecnologia para 2009, algo como R$ 1,1 bilhão. Por falta de investimentos em inovação e tecnologia, nossas empresas já tão capengas, estão perdendo competitividade no mercado mundial.

Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (ompi), o Brasil hoje ocupa a posição 21 no ranking, atrás de todos os outros emergentes.

Só pra se ter uma idéia do atraso do Brasil, a Coréia do Sul apresentou 7.264 pedidos de patentes contra 118 do Brasil.
Fonte: Janguiê Diniz

Nenhum comentário: